Jóias e Adornos: Visão Histórica Bíblica












Como venho efetuando um estudo mais específico a determinados ensinos, iremos aqui dissecar sobre outra questão que é um tanto polêmica: Brincos, pulseiras, colares, cordões, braceletes, adornos e jóias no geral, o seu uso não é pecado. E você deve se perguntar:

- Se não é pecado por que batem tanto nessa tecla como sendo algo mortífero?

"Volto mais uma vez repetir, o uso de jóias NUNCA FOI PECADO. O amor, o apego, a dependência a estes é que nos faz pecar."

Iremos expor alguns, não todos, textos Bíblicos que falem sobre tais assuntos e iremos dissecá-los melhor, para assim podermos aplicar a exegese e hermenêutica do texto.

Iniciaremos com o livro de Bereshit, ou seja, o Ínicio, Gênesis capítulo 24 que está escrito:
22 - Quando os camelos acabaram de beber, o servo de Abraão deu a jovem um pendente de ouro de seis gramas e duas pulseiras de de ouro de cento e vinte gramas.
47 - Depois lhe perguntei: de quem você é filha? e ela me respondeu de Betuel filho de Naor e Milca. Então lhe pus um pendente no nariz e pulseiras em seus braços, e curvei-me em adoração ao Senhor.
53 - E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos e deu-os a Rebeca. Deu também coisas preciosas a seu irmão e sua mãe.

Este capítulo de Gênesis narra um fato um tanto curioso, pois, mostra-nos o Pai Abraão pedindo ao seu servo um último pedido em vida, o qual pede-o que ponha a mão em sua parte interna da coxa e o jure encontrar uma esposa para seu filho Isaque. Esta tinha que ser escolhida dentro de seus descendentes, para fazer cumprir o que D-US havia dito: que de sua descendência faria um numeroso povo. Para aquele momento colocar um pendente (brinco) de ouro no nariz (hoje conhecemos como piercing), estava ali dizendo que aquela pessoa tinha um compromisso com outrem. Nos dias atuais e na nossa cultura americana,  usa-se a aliança na mão direita e no dedo anelar. As Pulseiras tinha o simbolismos de alegria, festa, assim como em um homem a ordenança era de um anel no dedo, as mulheres eram de pulseiras e adornos no geral. Vejam que o verso 53 não diz mas quais jóias seriam as que Rebeca recebeu, mas diz que foram de prata e ouro.


Vamos para um outro texto no mesmo livro, no capítulo 41. 41 e 42:
41 - Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda terra do Egito.
42 - E tirou Faraó o Anel-Sinete de sua mão e pôs no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou um colar de ouro em seu pescoço.

Muitos pregam sobre a vida do Governador José, mostrando-o seu sofrimento, sua trajetória e sua vitória por ser um homem temente ao ETERNO. Vemos que José tinha um colar em seu pescoço, há traduções que diz corrente de ouro (NVI), outra diz uma volta de pedras de cores Roxas e com ouro (Vulgata Latina), e percebam que em nenhum momento ele deixou de ser um homem com a bênção do ETERNO em decorrência de estar usando uma corrente ou colar de ouro em seu pescoço.

No livro do Êxodo capítulo 35, vemos Moisés (Moshiach) passando ao povo, o que o Senhor (ELOHIN) o havia dito:
5 - Separem dentre os seus bens uma oferta ao Senhor. Todo aquele que, de coração, estiver disposto, trará como oferta ao Senhor Ouro, Prata e Bronze.
22 - Todos os que se dispuseram, tantos homens como mulheres, trouxeram jóias de todo o tipo: Brincos (pendentes), broches, fivelas, braceletes, pulseiras, gargantilhas, colares, anéis, ornamentos em ouro de toda a espécie, cada um apresentando a oferta de ouro apresentada ao Senhor. 

Ora, o Tabernáculo era um lugar santo onde a presença (SHEKINAH) do Senhor estava continuamente. Se tais objetos apresentados em oferta ao Senhor fosse pecado usar, Ele teria aceitado para a construção do Tabernáculo? 


Em Números capítulo 31 e versículo 50, veremos o que diz o texto:
Trouxemos pois, como oferta ao Senhor, tudo o que cada um encontrou de objetos de ouro: ornamentos para os braços, braceletes, pulseiras, aneis de sinete, brincos, pendentes de ouro e colares; para fazer expiação (ou propiciação) pelas nossas almas ao Senhor.
Pergunto: Se usar brincos, colares, pulseiras, anel fosse pecado O ETERNO haveria aceitado como ofertas? Ainda mais, como expiação pelas almas que sairam a guerrear e voltaram com vida?
Esse texto fala que o Senhor orientou Moisés a reunir homens, armá-los e enviá-los a guerra contra os Midianitas para vingar os israelitas conforme os capítulos 22 e 25. Na guerra contra os midianitas, os israelitas saíram vencedores e trouxeram tudo que dantes pertenciam aos midianitas. Os que suportassem fogo seria purificado e os que não suportassem, seriam lavados (cf v. 23 - 26).

Como podemos observar alguns textos acima citados, não vemos nem proibição, tampouco as pessoas não tendo a bênção do ETERNO em suas vidas por usarem joias ou adornos. 

Vemos José sendo abençoado sempre mais pelo ETERNO, vemos que em tudo que ele faz o ETERNO honra com multiplicação. José mesmo tendo um anel em seu dedo que era o significado de autoridade abaixo de Faraó, porém, vemos também que ele tendo um colar em seu pescoço, a bênção de D-US perdurava cada vez mais e mais sobre a vida de José (YOUSSEPH).

CONSIDERAÇÕES

Perdemos tanto tempo olhando o lado exterior de um indivíduo, que esquecemos de pregar o que Jesus nos ensinou, que é o amor ao próximo (Mt 19.19; Mt 22.39; Mc 12.31; Lc 10.27; Jo 13.5), o apóstolo Saulo tomando por lição também escreveu (Rm 13.9b; Gl 5.14) e também Tiago (Tg 2.8). 
Vivemos mais preocupados com a "santidade" das vestimentas e esquecemos da santidade de carácter, pois já dizia o apóstolo Saulo que a nossa luta não contra a carne (Ef 6.12);  Jesus em nenhum momento repreendeu as pessoas pelos seus usos ou pela sua forma de se vestir, mas repreendeu pela conduta e elogiava quando a pessoa mudava sua maneira de ser (Mt 8.1-13; Lc 19. 9). Mude também você o seu carácter, a sua conduta. Isto é o que mostra terdes as marcas da promessa. é o que mostra serdes um verdadeiro Discípulo do Mestre.


BIBLIOGRAFIA





Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Bíblia Almeida Corrigida e Revista Fiel (ACRF)
Bíblia Almeida Revisada Imprensa Bíblica (ARIB)
Bíblias Ave maria e Jerusalém - Versão Católica (VC)
Bíblia Nova Versão Internacional (NVI)
Bíblia Sociedade Bíblica Britânica (SBB)
Bíblia Nova Tradução Linguagem de Hoje (NTLH)
Bíblia Vida (BV)