QUAL A MELHOR OFERTA? OU O MELHOR DÍZIMO?


Caim e Abel 


Gênesis 4.2b – 5a => Aconteceu ao passar de dias que Caim trouxe do fruto de sua terra uma oferta ao Senhor. Abel trouxe dos primogênitos de seu rebanho, e o mais gordo. O Senhor atentou para Abel e sua oferta. Mas para Caim e sua oferta não atentou o Senhor. 

Em certas ocasiões da vida somos provados por D-US, e não sabemos o porquê de estar acontecendo tantas coisas, e aí começamos com aquelas famosas reclamações:

- Por que isso estar acontecendo comigo?
- D-US virou as costas pra mim?
- Será que não sou seu filho, sou um bastardo?
Aí então o Espírito Santo toca em você e te faz uma única pergunta:
- Tu estás dando o teu melhor a teu D-US ou estás dando o que te sobra?

Oferta ao ETERNO

Gn. 4.4b => O Senhor ficou contente com Abel, e com sua oferta.

Muitas das vezes sou interrogado sobre várias questões, inclusive por não evangélicos; a última foi um tanto polêmica, com respeito a dízimos e ofertas. O que há de diferente entre as duas coisas? Há inclusive quem diga que não declara Dízimo por que Jesus disse:
- Não saiba a tua mão esquerda, o que faz a tua mão direita. Tenho muita pena, pois para defender um capricho próprio, o indivíduo esqueceu de ler o capítulo completo, ou melhor, só o versículo em que JESUS falou, que diz: 
- Quando deres esmolas, não saiba a tua mão esquerda o que faz tua mão direita. (Mt 6. 3). Este texto é claro, esmolas. Há outra versão que diz: 

- Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo o que você fez. (NTLH).

No Evangelho segundo escreveu Mateus 23.23, Jesus disse:


- Ai de vós, Mestres da lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a D-US a décima parte até mesmos da hortelã, da erva doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos da lei, que são: o de serem justos para com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são exatamente estas coisas que deveis fazer sem deixar de lado as outras.

Abel era pastor de Ovelhas, enquanto Caim era Agricultor. O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a D-US, o Senhor. Abel por sua vez, Pegou o primeiro carneirinho nascido em seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao Senhor. O Senhor ficou contente com Abel e sua oferta, mas rejeitou a Caim e sua oferta. Mas qual a diferença? Ambas não foram ofertas ao Senhor?

Ao que se parece sim, mas a oferta de Abel agradou ao Senhor devido ele ter tirado o seu melhor, o seu primeiro, o mais bonito e gordo e ter devolvido ao autor da vida, como forma de agradecimento. Segundo o texto Caim pegou alguns frutos de sua terra e os trouxe.

Quando vamos oferecer algo ao Senhor, devemos atentar para como estamos oferecendo. Um grande exemplo, vamos prestar um culto a D-US, mas chegamos a igreja enfurecido com algo que tenha ocorrido no trabalho, no trânsito, em casa ou até mesmo na igreja, e aí como será a qualidade desta oferta ao Senhor? Devemos pedir perdão antes mesmo de entrar no santuário do Senhor (Ex. 3.5 e Ec 5.1a). Somos falhos e por isso Jesus morreu em nosso lugar, para que recebêssemos o perdão vindo do PAI, pois antes de abrirmos a nossa boca, ele já tem visto o nosso coração e nossa intenção (Is 65.24 e 1ª Jo 2.1).  

Por isso o apóstolo Saulo, escrevendo a igreja da cidade de Corinto disse que examine-se o homem a sí mesmo (1ª Co 11.28). Caim pelo que podemos ver, não deu o seu melhor, deu apenas o que tinha, não escolheu das sua primícias para devolver ao autor da vida. 

CONSIDERAÇÕES


Devemos ser como Abel, o nosso melhor pra D-US, seja no salário, seja no louvor, seja o efetuar de nosso trabalho, seja no âmbito familiar, seja no trânsito, onde quer que estejamos, devemos oferecer sempre o melhor, pois, o melhor que ele tinha ele nos deu que foi seu Filho Jesus, que morreu para nos trazer salvação. 


BIBLIOGRAFIA


Crédito das Imagens
http://www.igrejabatistaagape.com.br/sementeagape/index.php/licoes-anteriores/92-licao-07-deus-rejeitou-caim-mas-aceitou-abel.html
http://www.onerdcristao.com.br/blog/index.php/estudos-biblicos/sobre-caim-e-abel/



Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Bíblia Almeida Corrigida e Revista Fiel (ACRF)
Bíblia Almeida Revisada Imprensa Bíblica (ARIB)
Bíblias Ave maria e Jerusalém - Versão Católica (VC)
Bíblia Nova Versão Internacional (NVI)
Bíblia Sociedade Bíblica Britânica (SBB)
Bíblia Nova Tradução Linguagem de Hoje (NTLH)
Bíblia Vida (BV)