ONDE ESTÁ VOCÊ NA BÍBLIA?

ONDE ESTÁ VOCÊ NA BÍBLIA?




Antes de começarmos, faço aqui Uma pequena observação: Todos os textos bíblicos mencionados, todos falam de Maria mãe de Jesus. A figura acima, se trata de uma imagem da religião católica, conhecida como nossa senhora de aparecida. Nesta feita a pergunta está correta. Nossa senhora de aparecida não aparece em nenhum texto bíblico. Logo todas as respostas estão 100% equivocadas.
Nossas refutações basear-se-á em textos que falam de Maria mãe de Jesus, e não de nossa senhora de aparecida.

Certo dia fui pego com essa imagem em uma rede social. Fiquei muito curioso, e semelhante aos Bereianos, fui conferir os textos. Esta foto havia vários e inúmeros comentários; quer a favor, quer contra; outros até usavam palavras em expressão chulas, mas, vamos examinar estes textos citados e vejamos o contexto para não criarmos PRETEXTOS.

Utilizaremos exegese e hermenêutica para podermos interpretar tais textos, de onde, me utilizarei de versões da Brit Chadashá (Novo testamento), Toráh (Pentateuco) e a Tanakh (Livros históricos, poéticos e proféticos) hebraica, grega e portuguesa.

Como podemos ver nitidamente, a pessoa que utiliza os versos foi bem taxativo para com os radicais, ou seja, esta imagem tem como alvo, os não estudantes dos textos sagrados, mas apenas meros leitores.


Vamos examinar o texto do evangelho segundo escreveu o dr. Lucas no capítulo dois:

Yeshua (JESUS) deixa claro em sua fala descrita nos versos 49 e 51 que seus pais terrenos não deveriam está preocupados com ele, pois, o PAI ETERNO já havia enviado um de seus mensageiros (anjo), avisando-os quem ele seria. No verso 51, vemos o cumprimento do quinto mandamento da lei judaica e o quarto segundo os ensinos da Igreja Católica Apostólica Romana descrito no livro do Êxodo (Shemot) no capítulo 20 e versículo 12. O próprio Jesus disse, como está escrito em Mateus 5.17, que não veio para extinguir a lei e sim para cumpri-la, e se ele não tivesse obedecido seus pais terrenos, como ele poderia pregar dizendo que veio cumprir a lei? Como podia dizer que devíamos honrar pai e mãe?

Aqui a submissão de Jesus á sua mãe, é submissão de honra, respeito; e não de submissão com sentido de sujeição como o texto da foto deixa implícito.

JOÃO 19. 26 - 27

O texto do evangelho segundo escreveu João, se lermos todo este capítulo, iremos ver que se trata do interrogatório, da condenação, crucificação e morte de Jesus. Mas se atentarmos só para os versículos 26 e 27, veremos que se trata de um diálogo específico entre Jesus, Maria sua mãe e com João, filho de Zebedeu, seu discípulo, um dos doze apóstolos, onde, ele sabendo que sua genitora ficaria sem seu primogênito, consola-a dizendo que João seria como ele é para ela, ou seja, um filho; com João, o diálogo foi outro: o deixou com uma missão, a responsabilidade de cuidar de sua genitora Maria.


Portanto, Vemos Maria sendo confortada pelo filho de D-US dizendo que João seria como um filho para ela, que ela ao olhar para João, lembaria dele. Em hipótese alguma Jesus entrega Maria como mãe de todos, mas sim apenas de João, seu discípulo.


Mais uma vez retornaremos ao evangelho de Lucas, só que agora no capítulo primeiro dos versículos vinte e seis á quarenta e oito. Para não restar dúvidas aconselho a quem ler, que leia e medite em todo o capítulo de Lucas 1. Da boca da própria Maria, mãe de Jesus, sai a seguinte expressão:
- Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, o meu Salvador,... Lucas 1. 46 e 47
Aqui vemos Maria reconhecendo que seu salvador era D-US, porém, se lermos mais adiante, veremos Maria reconhecendo sua pequenez diante de tão grande bênção, que era trazer ao mundo o salvador de Israel, o rei dos judeus, o primogênito de ADONAY. Cf verso 48

Neste comentário concordo que Maria era a mãe do nosso salvador e Senhor, a saber JESUS, o CRISTO.


Este texto narrado por João, filho de Zebedeu, discípulo, um dos doze apóstolos, relata uma visão que o mesmo teve na ilha de Patmos (Ilha no leste do Mar Egeu) enquanto esteve exilado. Este texto não vou se quer escrever nada, deixarei apenas um versículo para meditação de todos os leitores:

Evangelho segundo escreveu João 3. 13:
  • Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o filho do homem que está no céu. (BAM)
  • Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: O filho do homem. (CNBB)
  • Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o filho do homem que está no céu. (BJ)
Atos 1.11:
  • Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar par o céu? Esse Jesus que acaba de ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu.

Como podemos ler, esse versículo deixa-nos claro a todo o momento que Jesus, o filho do Homem (os judeus, para não pecar usando o nome de D-US em vão, conforme escrito e Êxodo 20. 7, em certos textos o chamam Homem) é o único que está no céu. Todos os que, reconhecerem a Cristo como ÚNICO, salvador, Senhor e Intercessor, este quando morre, vai para o seio de Abraão (Lucas 16. 22).

Em nenhum momento este texto de Apocalipse 12. 1, fala de Maria como sendo rainha do céu, este texto relata sobre a grande tribulação. Mas se porventura alude a Maria, como explicar o versículo quatorze que diz que foi dada a mulher duas asas de grande águia. Essa mulher, alude a uma nação. Vejamos:

1 - E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo de seus pés => quem em nosso planeta nunca viu o sol? E a lua? Nesta feita, todos verão e saberão quem é a nação de Israel. Vestida de sol significa ser iluminada, e tendo a lua debaixo de seus pés significa dependência, assim como a lua depende do sol, assim a nação de Israel que depende de quem a comprou.


e na cabeça uma coroa de doze estrelas. => representa as doze tribos de Israel: 1- Ruben, 2- Simeão, 3- Levi, 4- Judá, 5- Dã, 6- Naftali, 7- Gade, 8- Asser, 9- Issacar, 10- Zebulom, 11- José, 12- Benjamim.

O messias veio da mulher, ou seja, da nação de Israel.


Disse, então, sua mãe aos serventes: - Fazei tudo quanto ele vos disser. Pergunto em qual momento está escrito de que a mãe de Jesus é intercessora? Desde o versículo 1 até o 5 vejo um diálogo, isso mesmo, duas pessoas conversando, mãe e filho. No versículo três, Maria diz: Eles já não te mais vinho. Jesus a responde com uma pergunta: Isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.

O texto é claro. Jesus a responde com uma pergunta e seguida ele diz que a hora dele não é chegada. Maria por sua vez, olha para os serventes e diz para eles fazerem tudo quanto Jesus vos disser. Onde está escrito que ela intercede por nós?



Romanos 8. 34 => Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está a mão direita de Deus, é quem intercede por nós.
1ª Timóteo 2. 5 => Porque há um só Deus, e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo. Homem que se entregou como resgate por todos nós. 
Hebreus 7. 25 => É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por Ele vão a Deus, porque vive para sempre interceder em seu favor.
1ª João 2.1 => Meus filhinhos, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao pai, Jesus Cristo, o Justo.

Necessito falar mais alguma coisa?


Se lermos todo o capítulo, veremos que se trata da ascensão de Jesus ao céu. O versículo quatorze diz que todos (relacionando também aos Discípulos de JESUS) perseveraram em oração juntamente com as mulheres, entre elas Maria mãe de Jesus, e seus irmãos.

Neste, vemos que o texto pluraliza "mulheres" e não apenas uma mulher. Todas as mulheres estavam perseverando em oração, junto a elas os discípulos, assim como também, os irmãos de Jesus. Não podemos concordar totalmente coma imagem acima, pois, ela deixa que apenas Maria perseverava em oração, enquanto o texto pluraliza mostrando outros personagens.



CONSIDERAÇÕES

Concluo aqui efetuando a mesma pergunta da imagem, AINDA QUER MAIS?
Não vamos sair falando tudo que escutarmos ou vemos, façamos como os bereanos (moradores da cidade de Beréia, Atos 17.11), examinem e vejam se os textos está de acordo com contexto, e se tem mesmo respaldo.

Atos 17. 10 - 11 => Logo que se fez noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Quando ali chegaram, entraram na sinagoga dos judeus. Estes (moradores de Beréia) eram mais nobres (bem educados e mais abertos) dos que os tessalonicenses e receberam (acolheram) a palavra com ansioso desejo (com disponibilidade), indagando (examinando) todos os dias, nas escrituras, se essas coisas eram de fato assim (se Paulo e Silas falavam a verdade e se estava escrito como eles falavam).



BIBLIOGRAFIA

Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Bíblia Ave Maria (BAM)
Bíblia Almeida Corrigida e Revista Fiel (ACRF)
Bíblia Almeida Revisada Imprensa Bíblica (ARIB)
Bíblia Versão Católica (VC)
Bíblia Jerusalém (BJ)
Bíblia Nova Versão Internacional (NVI)
Bíblia Sociedade Bíblica Britânica (SBB)
Bíblia Nova Tradução Linguagem de Hoje (NTLH)
Bíblia Vida (BV)
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)


NOTA: O blog não estar para tomar partido de nenhuma filosofia religiosa, tendo como sua preocupação, esclarecer e expor o lado histórico e científico, desconhecido por muitos.