Como lidar com a P - E - R - S - E - G - U - I - Ç - Ã - O?

COMO LIDAR COM A PERSEGUIÇÃO?

Na 2ª carta de Saulo aos Coríntios, no cap. 4. versos 8 - 9 diz:
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.

Perseguição, é um tema um tanto complexo de se comentar, pois, hoje existe leis em nosso país que assegura a pessoa que sofre, porém, não oferece o tratamento psicológico ou psíquico no que persegue, que é quem mais precisa.

Na nossa sociedade atual existe, uma palavra que estar se popularizando substituindo a nomeclatura perseguição, uma palavra americana "BULLYING" derivada de Bully como Subsantivo (Intimidar, valentão, tirânico, mandão) ou como verbo (maltratar, ameaçar, oprimir), mas pelo que vemos tem o mesmo sentido que é ridicularizar com o outro indivíduo.



No meio profissional, isso é compreendido como assédio moral, que é a exposição de um trabalhador ou empregado passar por situações humilhantes, constrangedoras ou vexatórias, repetitivas e prolongadas durante jornadas de trabalho. São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias predominante de condutas negativas, desumanas e antiéticas de um ou mais chefes para um ou mais subordinados, desestabilizando o emocional da vítima e de relacionamento com um ambiente de trabalho.

O ETERNO em sua sabedoria usou o apóstolo SAULO para escrever aos recém convertidos ao caminho, que estavam passando por estas mesmas situações, pois naquele tempo já existia tal atitudes, apenas com nomeclaturas diferentes das que usamos atualmente.




O apóstolo Saulo deixa claro que escreveu esta carta para tirar algumas dúvidas dos seguidores do caminho (1ª Co 1.11 e 16.17 - At. 17.11). Nesta carta ele demonstra sempre motivação a igreja em Corinto, na Grécia. Vemos que neste capítulo, o apóstolo Saulo está injetando ânimo nos convertidos, que de alguma maneira estava sofrendo pela decisão tomada de servir a JESUS.

Muitas vezes nos oprimem ou ficamos aflitos, mas não somos derrotados, nem ficamos angustiados. Algumas vezes ficamos em dúvida, perplexos, mas nunca ficamos desesperados, tampouco desanimados. Temos muitos inimigos que nos perseguem, mas nunca nos falta um amigo, e assim, não somos desamparados ou abandonados; somos gravemente feridos e ficamos abatidos, mas não somos destruídos 2ª Co 4. 8 - 9.

Veja que para toda indagação negativa, o Apóstolo Saulo sempre tem a resposta positiva, dessa forma ele mostra aos coríntios que sempre Jesus está ao nosso lado, que o Espírito Santo (RUACH ELOHIM) que em nós habita, nos conforta e nos consola.

Em nossa vida secular, também passamos por perseguição. Quantas vezes Nosso chefe imediato, nosso patrão, nosso gerente, nosso superior, fica como se estivesse sendo usado por um espírito mal ou demônio; passa a nos perseguir de uma forma que paramos e nos perguntamos o porquê de tudo aquilo. Mas quando lemos esta carta do apóstolo Saulo, é como um bálsamo. 

Nessas horas, vemos o que JESUS mesmo disse, que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos ânimo, pois ele já havia vencido o mundo (Jo 16. 33).

Em toda nossa vida, passamos por situações, que deveras, nos deixam cabisbaixo, mas lembre-se, nunca nela permanecemos. Ela sempre nos produzirá um aprendizado que levaremos como lição para toda a vida. Ela nos produzirá frutos, no qual nós mesmos, não conhecemos, tampouco pensávamos que tínhamos. cf  Rm 5. 1-5

Agora, tendo sido pois aceitos por DEUS pela nossa fé, temos paz com ELE, por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela nossa fé, a esta vida na graça de DEUS no qual agora estamos firmes; e nos alegramos na esperança de participar da glória de DEUS.
Não só isso, mas também nos alegramos nas tribulações, sofrimentos, porque sabemos que estes produzem em nós perseverança; a perseverança, produz um caráter aprovado, trazendo a aprovação de DEUS; e o caráter aprovado cria em nós a esperança.
Essa esperança não nos decepciona, porque DEUS derramou seu amor em nossos corações, por meio do ESPÍRITO SANTO que ele nos concedeu.



CONSIDERAÇÕES

Conforme o Apóstolo Saulo escreveu, concluímos que, em todo o tempo D-US sempre estar ao nosso lado para nos proteger, avaliar-nos e só assim produzir em nós, um aprendizado de dependência e obediência a ELE. 

(cf Livro dos Provérbios 16.1,9; 14.14; 15.14; 19. 21; Filipenses 2. 13)

BIBLIOGRAFIA


Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Bíblia Almeida Corrigida e Revista Fiel (ACRF)
Bíblia Almeida Revisada Imprensa Bíblica (ARIB)
Bíblias Ave maria e Jerusalém - Versão Católica (VC)
Bíblia Nova Versão Internacional (NVI)
Bíblia Sociedade Bíblica Britânica (SBB)
Bíblia Nova Tradução Linguagem de Hoje (NTLH)
Bíblia Vida (BV)