HISTÓRIA

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS VITÓRIA EM CRISTO


Rua Montevideu, (Fonte Street View)


  • FUNDAÇÃO - 20 de Maio de 1959.

  • Primeiro pastor - José Pimentel de Carvalho, pastoreou por dois anos e meio.


  • 1962 - O pastor José Pimentel de Carvalho é Substituído pelo pastor Sebastião Ferreira Pinto, que pastoreia a igreja por cerca de um ano.



  • 1963 - O pastor Augusto Costa Assume a liderança da igreja, provisoriamente, permanecendo a frente da mesma por cerca de três meses.
  • 1964 - Pastor José Santos assume a igreja no final de 1963, e no início de 1964, organiza os trabalhos na Assembleia de Deus na Penha.


A sua marca durante os 46 anos à frente deste trabalho, foi a pacificação.
Durante o período que ficou a frente da Assembleia de Deus na Penha, desempenhou um pastorado abençoado.
Em 1963, recebeu à presidência da Igreja com sete congregações, que são elas:

  • Taborari;


Rua Taborari - 869 Brás de Pina, Rio de janeiro - RJ
(Fonte Street View)

  • Proletária (Rua doze) - Atualmente Rua Santa Catarina, Penha - RJ;
  • Morro da Fé;
  • Morro do Sereno;
  • Vila da Penha;
  • Marcílio Dias;
  • Rua Coímbra - Atualmente extinta.


  • 2010 - Em 03 de fevereiro de 2010, o Pastor José Santos descansou no Senhor.

Cumpriu sua missão em 58 anos de ministério, 48 desses na presidência da Igreja, 60 anos de casado com a irmã Maria Leal com quem teve 11 filhos (neste link vemos os 11 filhos com suas famílias), os quais servem a Jesus Cristo.



Deixou a Assembleia de Deus na Penha, atual, Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVeC), com cerca de quinze mil membros compromissados com o reino de Deus, e 89 filiais distribuídas nos estados do Rio de Janeiro, Minhas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e na Flórida nos EUA.
Um dos fatos marcantes na gestão de pastor José Santos, foi a inauguração do templo sede da Assembleia de Deus na Penha, situada à Rua Montevidéu, 1.191 na Penha no Rio de Janeiro/RJ, em 30 de Novembro de 1996.

Sede da Assembleia de Deus Vitória em Cristo situada à Rua Montevideu, 1191 Bairo da Penha no Rio de Janeiro - RJ (Fonte Street View)

No dia 02 de Março de 2010, o pastor Silas Lima Malafaia, genro do pastor José Santos, foi indicado de forma unânime pelo ministério da igreja, para assumir a liderança da Assembleia de Deus na Penha atual Assembleia de Deus Vitória em Cristo.





Como tamanha obra não se faz sozinho, tem o pastor Odilton Ângelo como seu vice presidente.


No dia 05 de Abril de 2014, é inaugurado o novo templo SEDE da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no bairro da Penha. As obras foram concluídas após 19 meses de seu início em outubro de 2012. Para Honra, Glória e Louvor de Jesus Cristo.

O novo templo está no mesmo endereço, na Rua Montevidéu, 900 apenas, a alguns metros antes, onde funcionava o estacionamento. Este tem capacidade para seis mil pessoas sentadas. Enquanto a antiga tem capacidade para hum mil e quinhentas pessoas.




ASSEMBLEIA DE DEUS VITÓRIA EM CRISTO CHEGA A NATAL/RN

Através de muita oração, o pastor regional André Luiz, e outros do estado de Pernambuco, começaram uma grande intercessão, onde, seria iniciada mais uma obra da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVeC). Comunicou aos seus liderados, em seguida lançou o desafio ao pastor presidente Silas Malafaia.

Os pastores fizeram uma pesquisa de local, e encontraram um prédio que estava fechado, procuraram o responsável pelo local, e deram inicio as negociações. No prédio funcionou um bingo por 28 dias (GRAN BINGO NATAL), mas fechou, e o prédio ficou fechado por cerca de três anos e oito meses.
O prédio durante o período de funcionamento do bingo


Reportagem da Tribuna do Norte no dia 21 de Março de 2007


Este vídeo mostra-nos o antes e depois do prédio.


Semearam, dando assim início a ADVeC filial Natal/RN, que teve como liderança em seus alicerces, o pastor Edson Vando Félix da Costa, sendo Auxiliado pelo Diácono, hoje, Pastor Anderson Santos, sendo inaugurada nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2010, tendo a frente dos cultos o pastor presidente Silas Lima Malafaia.


ADVeC Natal / RN

Pr. Edson Vando

Inauguração da ADVEC filial Natal/RN


Pr. Anderson Santos

Da esquerda para a direita parte da frente: 
Ob. Leandro Lima, Dc Mathias, Ob. Rildevânio, Ob. Ednaldo, Ob. André, ..., Dc Nilton, Dc José Petronilo, Ob. Misael  Heleno, Dc. Sávio Fernandes, Ob. Rodrigo, Dc. Adson Barreto, Ob. João da Rocha. Ob. Cledson Pessoa, Ob. Ilton, Dc. Marcos, Ob. Igor José, Ob. Dalton e Ob. Anderson Barbosa.


Da esquerda para a direita parte de trás:
Ob. Eliel, Ob. ..., Ob Weglison Rocha, Pr. Edson Vando, Ob. Anderson Revson, Pr. Márcio, Ob. ..., Dc. Arnaldo Avelinno, Ob. Márcio Augusto.

Em Fevereiro de 2012, o Pr. Edson Vando passa a liderança desta filial, para o pastor Rainildo Barbosa Calmon de Siqueira, tendo como seu auxiliar o pr. Anderson Santos. No término de 2012, para o início de 2013, o Pastor Anderson é deslocado para ADVeC filial Recife/PE, vindo então o querido pastor Dailton Morais, auxiliar ao pastor Calmon.

Pastor Rainildo Calmon
ADVeC Natal/RN

Pastor Dailton Morais
ADVeC Natal/RN

Em 01 de Dezembro de 2013, o pastor Calmon cumpre sua missão nesta filial, e é indicado a liderar a filial de Recife/PE, tendo mais seis filiais a esta subordinada.

O Pr. Anderson Santos é indicado a assumir a ADVeC filial Natal/RN, sendo empossado como novo pastor pelo então Vice Presidente da ADVeC pastor Odilton Ângelo no dia quinze de Dezembro de dois mil e treze (15/12/2013). Alguns dias depois, o Pr. Silas Malafaia, indicou o Pr. Renato Sotero para auxiliar ao Pr. Anderson Santos.


Fontes de pesquisa