QUEM SEGUE AO MESSIAS, PODE SOFRER?

- Senhor eu sou servo(a) teu(a), dou o meu dízimo, dou ofertas e como tal coisa veio me ocorrer?



É comum escutarmos ou até mesmo pronunciarmos esses tipos de oração, quando ocorre algo com a gente ou com um familiar; podemos citar como exemplo, pessoas terem sido roubadas ou furtadas, ou que tenham perdido algum bem material. 

Estudando o livro sagrado para os cristãos, a Bíblia Sagrada, nos deparamos com vários passagens onde vemos D-US protegendo ao seu povo, de imediato pensamos e as vezes chegamos até a externar o que está escrito em I Pedro 2.9: 
- Não sou eu povo escolhido, nação santa, pertencente ao sacerdócio real?
- Por que me veio ocorrer tal coisa?

Vamos nos deleitar em algumas passagens bíblicas e assim vamos tentar explicar o por que de coisas negativas ocorrerem também com os escolhidos.



No livro do início (Gênesis), temos várias passagens que nos mostra que os escolhidos do ETERNO não estão livres de nada que possa vir ocorrer, quer com ele, quer com os que não seguem e obedecem a D-US. Afinal, todos vivemos no mesmo mundo.

CAIM e ABEL: podemos ver que aquele a quem D-US se agradou da oferta, foi aquele que foi julgado com uma dura pena; a de morte. Caim teve sua oferta não aceita por D-US por tê-lo oferecido qualquer coisa de qualquer jeito, alguns frutos, enquanto a de Abel, atentou o Senhor, pois este tinha retirado o melhor, os primeiros cordeirinhos e devolveu em forma de gratidão a D-US. (cf. Genêsis 4. 1- 16). Abel foi morto pelo seu irmão Caim.

Alguns capítulos depois, podemos ver a história de Abrão. No capítulo 11. 28 começa sua história, um homem que seguiu uma voz (Gn. 12. 1) e este a obedeceu. Mais a frente podemos ver que o ETERNO, o faz uma promessa de lhe dar um filho e deste fazer uma grande nação (cf Gênesis 12.2). Alguns versículos a frente podemos ver que por desobediência, não por falta de fé, mas por amor a sua mulher Sarai, Abrão desobedece a voz que com ele falava. Mentiu para o Faraó no Egito.
Adiante vemos D-us o prometendo um herdeiro a ele(Abrão) e sua mulher (Sarai) cf Gênesis 17. Ambos já de avançada idades, porém, não deram o crédito que deveria ao anjo que aparecera(cf Gn 17.17). Um capítulo antes, Sarai pede que seu marido mantenha relações com sua serva ou escrava Agar, pois, o filho que esta gerasse seria da sua senhora(cf Gênesis 16). A história nos mostra que em decorrência da desobediência, Abrão pagou a consequência(Gênesis 21. 9-21). Mais se lermos a história de Abraão completa vemos que mesmo ocorrendo coisas negativas, El Shaday, em nenhum momento deixou de cumprir com suas promessas.

No mesmo livro dos Gênesis vemos o neto de Abraão, Israel. Este pra ter a bênção do ETERNO lutou, e lutou muito. Quando nasceu, brigava com seu irmão na barriga de sua mãe Rebeca, a ponto de no nascimento, vir agarrado ao calcanhar do irmão. Daí derivou o nome Jacó ou Yacob.

Até podemos mostrar e comprovar, em um único livro e poucos capítulos, que para se ter bênçãos vindas da parte de D-US, nunca será fácil, tampouco cairá feito chuva. Podemos ver também que todos estes passaram por aflições, tristezas, inquietações, dúvidas, contudo de forma alguma perderam o foco, a esperança, o alvo.



Em vários momentos de nossas vidas passamos por algumas situações que até pensamos que estamos sozinhos, mas aí lembro de uma poesia que costumava muito ler: Pegadas na areia. São exatamente nessas horas difíceis que o ETERNO nos coloca em seus braços e nos leva a um local seguro, ou seja, debaixo de suas asas.(Cf. Salmos 91. 4)

Se começarmos a ler a Bíblia Sagrada, veremos que todos os personagens para obter o que desejava, todos tiveram que lutar, batalhar, enfrentar muitas circunstâncias para fazê-lo desistir, teve seus objetivos roubados, até destruído, mas veja pelo outro lado que sempre que aparecia empecilho para estes personagens bíblicos, sempre servia como combustível para não desistirem.

Com o filho do homem não foi diferente. Jesus ao chegar nesta terra, os seus pais passaram por prova. Você pode se perguntar como assim?

Quando lemos o capítulo 02 do evangelho escrito por Mateus, poderemos entender melhor essa colocação de que os pais de Jesus passaram por prova. Se lermos atentamente, veremos o quão José, pai de Jesus não ficou sossegado com a notícia dada pelo anjo a ele por meio de sonhos, de que o rei Herodes queria matar a criança. (Livro de São Mateus 2)

CONCLUSÃO

Devemos entender que, quando o sol nasce, ele nasce para todos. Assim também ocorre com a chuva. Ela não desce apenas nos solos dos justos, também cai, no solo de todos que praticam maldades. Uns enxergam dificuldades, outros, uma oportunidade.

Não reclame de D-US quando algo lhe acontecer, agradeça, pois, assim está escrito:
Tudo coopera, contribui, para o bem daqueles que amam a D-US, daquele que são eleitos segundo o plano de seu chamado. (Romanos 8.28)

No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo


BIBLIOGRAFIA



Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Bíblia Ave Maria (BAM)
Bíblia Almeida Corrigida e Revista Fiel (ACRF)
Bíblia Almeida Revisada Imprensa Bíblica (ARIB)
Bíblia Versão Católica (VC)
Bíblia Nova Jerusalém (BNJ)
Bíblia Nova Versão Internacional (NVI)
Bíblia Sociedade Bíblica Britânica (SBB)
Bíblia Nova Tradução Linguagem de Hoje (NTLH)
Bíblia Vida (BV)
Bíblia Editada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)