Mudança de nomes

Qual a razão, motivo, circustância do ETERNO mudar os nomes das pessoas na Bíblia?

Vemos que em tudo o ETERNO tem uma finalidade, um propósito, uma razão, um por que. Nos tempos antigos, era-se comum colocar o nome da pessoa de acordo com o tempo circunstancial, que a família ou uma nação estivesse passando.

 
ABRÃO(Avran) significa "pai elevado, pai das alturas", ou seja, algo relacionado ao seu nascimento, fez com que Terá(pai de Abrão) assim colocasse este nome. [Penso, que Terá deva ter ficado muito alegre com a vida de seu filho, a ponto, de deixá-lo elevado em sentidos, ânimo nas alturas, por esta razão o nome Abrão].

Existe um livro considerado entre judeus e cristãos como apócrifo¹ entitulado de LIVRO DOS JUBILEUS, este relata que Abrão aos 14 (catorze) anos de idade, já compreendia que a população da época havia se distanciado do criador, indo praticar a idolatria as imagens de esculturas. Ele que junto com seu pai Terá, não aceitou curvar-se diante de imagens, oraram a D-US, pedindo-o que conservasse suas almas puras dos erros dos homens e seus descendentes.

 O ETERNO, não deixou de escutar as orações de seus servos, porém, fez prova com Abrão muito tempo depois, provando sua fidelidade para com ele.

Em um momento da história, D-US firma um pacto com seu servo (cf Gn 17.4), de imediato muda o seu nome para ABRAÃO(Avrahan אברהם cf Gn 17.5), acrescentando uma letra e mudando todo o sentido, passando a se compreender como "pai de muitos, pai de multidões". Neste caso D-US acrescentou letra HÊ. A promessa de D-US com Abraão foi de fazer dele uma grande nação, por isso que, mudou o seu nome (cf Gn 17.8-10).

Abraão era casado com Sarai, que tem seu significado por "minha princesa", porém, se seu marido seria pai de grande nação ou pai de muitos povos, a benção do SENHOR teria que vir por completa. O ETERNO achou por bem mudar o nome da esposa de Abraão para SARA (cf Gn 17.15) que passou a ter seu significado  por "princesa", deixando de ser princesa de seus pais, passando a ser princesa de todos. Neste caso D-US trocou a letra YUD pela letra HÊ.

A mudança dos nomes ocorreu antes de D-US prometer a Sara um filho, e que dela sairia o povo judeu (cf Gn 17.17).

Ao passar de tempos, não obstante, vemos o neto de Abraão, JACÓ (Ya'aqov יעקב), passando pela mesma situação. Dentro do ventre de sua mãe, REBECA, este já digladiava com seu irmão ESAÚ (עֵשָׂו cf Gênesis 25.22-23). Jacó foi um dos patriarcas e o seu pai Isaque assim o chamou, devido que em seu nascimento, ele saiu pegando no calcanhar do seu irmão Esaú (עֵשָׂו). Esaú tem seu significado de "peludo"(cf Gn 25.25). Também era conhecido pelo nome de EDOM que significa "vermelho". Neste caso vemos claramente que o nome estar relacionado a uma situação, daí o nome Jacó, que tem seu significado por "aquele que segura pelo calcanhar".

Há muitos que criticam a Jacó, dizem até que o significado do seu nome é enganador (quando não o é) pelo seu proceder ao passar do tempo, porém, vemos em Jacó uma representação que em nenhum momento de nossas vidas, podemos ou devemos desistir de nossos objetivos, temos que ter determinação, um próposito, um alvo a ser seguido, e para alcançarmos temos que abnegar muitas coisas.

Tudo em nossas vidas tem um preço, e em sua maioria custa-se muito caro. Com Jacó não foi diferente, pois, vemos que este lutou com um ser em uma noite, no vau de Jaboque (um afluente do rio maior, ficando ao leste do Jordão), e ele não largava aquele ser pedindo-o para abençoar-lhe(cf Gn 32.26) e aqui  permeia uma grande interrogação. Na Torah, fala-se que Jacó lutou com um homem até próximo do romper da alva, ou seja, o dia estava amanhecendo, (cf Gn 32.24-29). Há correntes teológicas que afirmam que este homem era o próprio D-US personificado em homem(ser humano), que chamamos este fenômeno de teofania², porém, há outra vertente que deixa uma incógnita, em consequência de Esaú ter jurado matar o seu irmão anos antes(Gn 27.41), e este sabendo que Jacó seu irmão estava só na margem do rio, procurou surpreendê-lo.

Jacó lutando com o anjoGustave Doré, 1855
(Granger Collection, New York).
Durante esta luta, vemos que o homem com quem Jacó lutava estava quase sendo vencido, porém, este homem articulou uma golpe na altura da coxa de Jacó, que a deslocou, deixando-o coxo. Tudo que o ETERNO faz em nossas vidas, Ele sempre deixa  um sinal, uma marca, para que ao olharmos pra estas, reconheçamos quem a fez. Esaú era homem de guerra (Gn 27.40), e este tinha razões para querer a morte de seu irmão, pois Jacó tomara sua bênção de seu pai, sendo assim ele poderia pedir que o abençoasse, pois era seu irmão gêmeo, mais velho.

Ao lermos, mas atentamente o texto vemos que o homem muda o nome de Jacó para Ysra'el(יִשְׂרָאֵל), transliterado para o português como Israel, que tem seu significado de "aquele que lutou com D-US" (cf Gn 32. 28 e Gn 35. 9-10), e aqui vemos que o nome de Jacó é mudado e é explicado o porquê da mudança de seu nome.

Vemos nestes casos que D-US mudou o nome, por consequência de uma ato, pois os antigos acreditavam que o nome além de ser posto por influência temporal, também definiria a personalidade daquela pessoa, dali em diante.

Um caso a parte vemos no Novo Testamento em um dos livros segundo escreveu o médico doutor Lucas, - também conhecido de Saulo como o médico muito amado(cf. Aos Colossenses 4.14) - o livro de Atos, mais conhecido como Atos dos Apóstolos. Neste livro, ele relata a conversão de um dos maiores estudiosos e teólogos que a Bíblia faz referência, Saulo (Sha'ul, שָׁאוּל) de Tarso. O significado de seu nome é "o alcançado por meio de orações".

Reconstituição facial do Apóstolo Paulo feita pelos
especialistas da LKA Renância do Norte Vestfalia, Alemanha

Sempre os judeus faziam essas referências quando se falava o nome da pessoa, acrescenta-se o lugar ou a família, o exemplo Saulo de Tarso, Sha'ul seu nome Hebreu, transformado para o grego Saulo oriundo de uma família da cidade de Társo, na Cilícia (cf. Atos 22.3), atual Turquia. Vemos muitos desses exemplos, no sertão nordestino brasileiro, onde há uma forte influência judaica nos costumes desde povos.

Paullus era o sobre nome Romano que tem seu sigificado "de estatura baixa", que lá na frente Saulo o adota como primeiro nome para apregoar o cristianismo sem ser reconhecido como o homem que perseguia os seguidores do caminho³, agindo semelhante ao Rei Saul quando perseguia ao Rei David.

Há alguns teólogos que afirmam que Saulo Adotou o nome de Paulo em homenagem a Sérgio Paulo, que foi o pro cônsul em Chipre, sob o imperador romano Cláudio no século I d.C., também foi um dos seis senadores de nome Lucius Sergius Paulus, que era o nome completo.

Neste caso podemos afirmar que D-US em nenhum momento mudou o nome de Saulo como vemos nos três exemplos anteriores Abraão, Sara e Jacó. Aqui vemos que o próprio Saulo por pura estratégia, pois se ele se identificasse como Saulo de Tarso, todos saberiam que é o homem que mata os cristãos, e assim o temiam ao invés de escutá-lo.

Saulo era sua cidadania hebréia, enquanto Paulo era sua cidadania romana (cf Atos 13.9). Há uma belíssima canção em um hinário evangélico protestante, a Harpa Cristã de nº 196 da autoria/tradução de Frida Vingren, esposa do Missionário fundador da Assembleia de Deus no Brasil, Gunnar Vingren, que diz:
 " - ...Mui zeloso, pela lei foi Saulo
- perseguia o povo de Deus
- mas transformado foi em um Paulo...
"

Aqui vemos um erro, que não podemos cometer, pois ao autor, é livre expressão por se tratar de uma poesia, uma alegoria, porém, jamais devemos dizer que Saulo foi antes de se encontrar com Cristo e Paulo após.

D-US mudou nome dos patriarcas por um propósito, um objetivo específico, existia uma razão para que isso acontecesse, teve um por que.

Corramos e prossigamos em conhecer ao Senhor. (cf Oséias 6.3).

E só o conheceremos, estudando a sua palavra, pois este é o objetivo da Bíblia Sagrada.


Bibliografia:

¹ adj. Não autêntico, que não é do autor a que se atribui. / Duvidoso, suspeito: documentos apócrifos. / Diz-se dos livros da Bíblia cuja autenticidade não foi suficientemente estabelecida e que são rejeitados pelas Igrejas cristãs (dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira); Obra ou texto que não tem sua autenticidade confirmada;

² Significa a manifestação de D-US em algum lugar, coisa ou pessoa. É uma manifestação da Glória de D-US, através de um anjo, ou qualquer fenômeno impressionante da natureza;

³ Assim é como eram chamados os seguidores de Cristo, que posteriormente passou a ser conhecidos como cristãos;


Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Bíblia Almeida Corrigida e Revista Fiel (ACRF)
Bíblia Almeida Revisada Imprensa Bíblica (ARIB)
Bíblias Ave maria e Jerusalém - Versão Católica (VC)
Bíblia Nova Versão Internacional (NVI)
Bíblia Sociedade Bíblica Britânica (SBB)
Bíblia Nova Tradução Linguagem de Hoje (NTLH)
Bíblia Vida (BV)

Harpa Cristã, editora CPAD;